Seguidores

terça-feira, 15 de abril de 2014

Regime Militar Será?



É sim outro assunto polêmico e esse eu garanto vai ter muita gente brava e muita gente vai abrir seus olhos, para uma verdade que talvez nunca tenham visto ou ouvido falar, algo que todos talvez tenham se perguntado por anos se foi correto ou não, se ouve vitimas ou essas pessoas eram criminosas ou pior nunca saberemos. Você que imaginou Carandiru errou! Sim é sobre a ditadura. Vamos falar sobre essa época do nosso país que agora volta com tudo com comissão da verdade, e pessoas sendo processadas por crimes que todos ouvimos falar, pelo professor que apareceu esses dias defendendo, e outros motivos que vamos falando durante o texto. Bem vamos dividir o regime militar em partes e discutiremos separadamente, pois o assunto é um pouco extenso. Como começou aparentemente pelo que eu estudei, o regime militar foi na verdade civil-militar sim boa parte da população e empresários muitos conhecidos e muito ricos hoje apoiaram o regime como, por exemplo, Roberto Marinho, além da igreja católica, e alguns latifundiários da época. Eles apoiavam o golpe, pois temiam que o país se juntasse ao bloco comunista da América entre outros motivos, dizia-se que havia uma guerrilha sendo treinada em Cuba para atuar no Brasil. Até aqui entende-se o motivo da população apoiar o golpe, imagine nosso país como Cuba com um ditador no comando. Se bem que nosso atual governo esta até financiando obras em Cuba e trazendo médicos de lá. Muito do que eu disse está na internet, deixei o link para que os descrentes possam ler, e deixo um trecho que achei muito interessante para lermos:

 “Segundo a Fundação Getúlio Vargas, “(…) o golpe militar foi saudado por importantes setores da sociedade brasileira”. Grande parte do empresariado, da imprensa, dos proprietários rurais, vários governadores de estados importantes (como Carlos Lacerda, da Guanabara, Magalhães Pinto, de Minas Gerais, e Adhemar de Barros, de São Paulo), além de setores da classe média, pediram e estimularam a intervenção militar, como forma de pôr fim à ameaça de esquerdização do governo e de controlar a crise econômica."

 O REGIME MILITAR

 O regime começa e então começa também as separações alguns apoiadores começaram a se sentir excluídos então viraram da oposição, começaram os protestos (tá ai uma coisa que eu não sabia os “manifestantes” roubavam bancos, atacavam soldados para roubar armas, e sequestravam militares) como é em todo lugar todos cometem atos que se arrependem depois, mas em meus estudos conforme iam trocando o comandante do país ocorria um endurecimento do regime e também o aumento que se intensificavam os atentados ao regime não sei qual começou primeiro, mas o interessante e que tinham alunos de escolas secundárias envolvidos na luta contra a ditadura, “hoje há muitos que só pensão em drogas, matar aula e desrespeitar seus tutores, como é engraçado” esses alunos foram atacados friamente por policiais da ditadura. Mas a ditadura não foi apenas ruim e cheia de guerras e tortura, teve pontos positivos como a melhora econômica onde o Brasil diminuiu a inflação e cresceu mais que todos os países Latino Americanos, até a Petrobras que a Dilma tanto defende cresceu muito durante o regime militar.

“O grande beneficiado do "milagre" foi o capital estrangeiro e as empresas estatais que se expandiram muito durante o regime militar, especialmente a Petrobras, a Vale do Rio Doce e a Telebrás. Sufocada a economia nacional privada, pequenas e médias empresas, perdiam espaço e o endividamento externo crescia. Os trabalhadores, por sua vez, tinham seus salários aviltados, porém estando a inflação baixa até a crise do petróleo de 1973.”.

Coloquei esse trecho para poderem ver que não estou inventando nada tudo esta na internet, é só procurar. E foi assim por muito tempo até a inflação começar a subir e os trabalhadores sentirem no bolso, então começou um processo de recuperar a democracia “o interessante é que o povo em geral não se manifestava contra o regime, pois seus salários e empregos iam bem, mas com o aumento da inflação se importaram e pediram mudanças” (como é hoje enquanto estão empregados não se importam, mas com o desemprego isso muda) como viram não coloquei datas e nomes, pois não sou um canal de historia só coloquei fatos desconhecidos que jornais não falam por medo de perder audiência, minha opinião.

 Em minha opinião o regime não foi tão severo como dizem, pois você podia sair livremente de casa ou até do país sem problemas, e também a violência era só com quem atacava os oficiais, mas mesmo esses, saiam do país com facilidade, e se pensarmos nos trabalhadores, continuaram suas vidas normalmente, sem problemas só os políticos dizem ter sofrido por lutar contra, os mesmos políticos hoje no poder. Mas pergunto a vocês qual a maior tortura? A do regime que eles dizem ter sofrido, ou as pessoas hoje morrendo nos hospitais sem atendimento e agonizando de dor por dias, muitos no chão e outros em casa, pois não há vagas nos hospitais, então quem sofre mais? Eu digo que é o povo com certeza, pois a ditadura matou menos pessoas do que a falta de hospitais, que os políticos no poder roubaram as verbas. Regime militar no Brasil

2 comentários:

  1. Só sei que muitos dizem que não havia liberdade de expressão e tudo mais, mas eu acredito que hoje em dia não temos é liberdade nenhuma. Eu preferiria uma liberdade moderada, regrada e vigida do que o medo que vivemos hoje em nossa sociedade. Onde bandidos andam livres nas ruas e pessoas de bem estão cada vez mais encarceradas em suas próprias casas.

    ResponderExcluir
  2. isso é verdade, mas o regime militar você não era proibido de ir e vir, como é hoje com todos esses criminosos na rua e no governo

    ResponderExcluir